DISCURSO DE PATRICE LUMUMBA NA CONFERÊNCIA DE ACRA DE 1958 – INÉDITO EM PORTUGUÊS

Durante nossos estudos e pesquisas não encontramos em português o discurso realizado por Patrice Lumumba na primeira Conferência dos Povos Africanos em Acra, 1958. Assim, realizamos a tradução do francês para o português de forma autônoma e estamos disponibilizando para download.

Na referida conferência Patrice Lumumba discursou representando o Movimento Nacional Congolês, onde defendeu os ideais de unidade africana, sendo esta essencial para a emancipação do Congo e da África ao jugo imposto pelos países europeus.

Pela primeira vez na história do Congo, os militantes negros participavam de uma conferência internacional pan-africanista. Logo após a Feira Mundial de Bruxelas de 1958, os congoleses exerceram uma pressão decisiva que fez tremer o autoritarismo belga. Apesar da oposição da administração colonial, o governador-geral, seguindo o Conselho de Bruxelas, autorizou a partida de uma delegação a Acra. Uma nova era começava no Congo e na África, e pela voz de Lumumba, compreendemos o despertar de um povo que, dois anos mais tarde, suscitaria redemoinhos em escala mundial.

Abaixo segue a íntegra do discurso:

 

Coletivo Negro Patrice Lumumba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s